A CAMINHO DUMA NOVA ORGANIZAÇÃO

 

Image

Como previsto, nos dias 6 e 7 de Abril reuniram-se, em Ávila, na Casa de Santa Teresa, por convocatória da Conferência Ibérica de Provinciais OCD, os Conselhos Provinciais de Espanha e Portugal. Da agenda fazia parte o tema da reorganização da nossa Ordem no espaço ibérico, com o objectivo de revitalizar a nossa vida e missão, tendo em conta as mudanças a nível interno e no mundo que nos envolve. Os presentes começaram por escutar os testemunhos de dois institutos religiosos que procederam a uma restruturação de províncias: Congregação das Carmelitas Missionárias e Congregação dos Irmãos de La Salle; e de outro que se encontra em processo adiantado de reestruturação: a Ordem dos Franciscanos Menores Capuchinhos. Após a apresentação destes diferentes processos de reestruturação, dos sucessos e das dificuldades, abriu-se um diálgo com todos os presentes.

Após uma prolongada reflexão dos conselhos provinciais, decidiu-se pôr em andamento processo idêntico de reorganização da presença dos frades carmelitas descalços de Espanha e Portugal.

Para dinamizar este processo, criou-se um grupo ibérico de trabalho com um elemento de cada província que terá como missão pensar todo o processo em articulação com os conselhos provinciais e em diálogo alargado com todos os frades das respectivas províncias.
Portugal elegeu o P. Joaquim Teixeira para esta missão. A próxima reunião desta comissão de trabalho será no dia 5 de Maio, em Madrid.

 

2010-04-07

 
[Voltar às notícias]