TRÊS NOVOS DIÁCONOS

 

Image

A Ordem dos Carmelitas Descalços viu-se a partir do III Domingo de Advento, dia 12 de Dezembro, enriquecida com três novos diáconos. As ordenações ocorreram no Santuário do Menino Jesus, em Avessadas, Marco de Canaveses, sob a presidência do D. António Taipa, Bispo-Auxiliar do Porto. Contou ainda com a presença do Provincial, P. Pedro Ferreira e dum grande número de sacerdotes carmelitas e outros que se associaram a esta celebração. Desta forma, neste Convento de Avessadas, na presença de um grande número de fiéis, viveu-se um momento alto das celebrações dos 50 anos da fundação desta casa que ocorrem de Outubro de 2010 a Outubro de 2011.
D. António Taipa agradeceu ao Senhor o dom da vocação destes três jovens que dizem da universalidade da Igreja e da fecundidade das suas comunidades cristãs e missionárias que os ajudaram a amadurecer na fé.
Os três novos diáconos são as primícias da Ordem Carmelita em Timor Leste, com o fr. Noé Martins e fr. Nuno Pereira, e em Angola, com o fr. Daniel Jorge. Os novos diáconos juntam-se assim a mais dois portugueses que foram ordenados no Verão passado, de tal forma que a Província Portuguesa se vê assim com um grupo de 5 diáconos, facto que se não verificava há muitos anos.
Com estes novos elementos, os carmelitas começam a sonhar com a missão, com o envio destas novas vocações para os seus respectivos países, retomando a sua presença em Angola e entrando pela primeira vez em Timor Leste onde já se encontram as Irmãs Carmelitas Descalças.
Entretanto estes três diáconos fazem os seus estágios pastorais integrando as comunidades carmelitas de Avessadas, Funchal e Viana do Castelo.

 

2010-12-12

 
[Voltar às notícias]