REUNIÃO IBÉRICA COM O P. GERAL

 

Image

Os Conselhos Provinciais de Portugal e Espanha, reuniram, em Ávila, entre os dias 6 a 9 de Janeiro de 2011 com o P. Geral, Savério Cannistra, e o P. Definidor da área geográfica ibérica, Emilio Matrinez, com o objectivo de refletirem sobre a sua vida e missão. Este encontro veio na sequência do último, realizado em Abril de 2010, no qual se iniciou uma reflexão sobre a presença do carmelo descalço em Portugal e Espanha. Este processo pretende encontrar um novo modelo de organização das províncias e comunidades com incidências na dimensão espiritual e carismática, onde haja um maior equilibrio entre os elementos do carisma carmelitano: oração contemplativa, fraternidade humanista e um apostolado que vá de encontro às necessidades dos novos tempos que nos tocam viver. O encontro de Abril passado criou uma comissão de reflexão sobre a restruturação do Carmelo no espaço ibérico que foi produzindo vários documentos para reflexão dos religiosos, comunidades e províncias.
Agora, em comunhão com o Governo Geral dar-se-á seguimento a este processo de restruturação em ordem a encontrar novos caminhos que ajudem a qualificar a vida e missão como discípulos carismáticos de S. Teresa de Jesus e S. João da Cruz.
O encontro decorreu num ambiente de diálogo aberto e confiante. O P. Geral reuniu particularmente com os diferentes governos provinciais. No encontro com o Conselho Provincial de Portugal além de avaliar a nossa situação interna também se abordou a expansão missionária da Ordem nos países de expressão portuguesa, concretamente em Timor Leste.
Desta assembleia ibérica carmelita surgiu um documento com propostas concretas para serem debatidas nos próximos capítulos provinciais a fim de se começarem a dar novos passos durante o próximo triénio.
A seguir ao encontro com os padres carmelitas, seguiu-se semelhante encontro com as irmãs carmelitas descalças.

 

2011-01-10

 
[Voltar às notícias]