BENÇÃO DAS IMAGENS DOS PASTORINHOS NO CARMELO DE FÁTIMA

 

Image

O Carmelo de S. José, em Fátima, decidiu dedicar a capela do seu convento aos Beatos Francisco e Jacinta Marto. A celebração da dedicação decorreu no dia 8 de Julho, sob a presidência do bispo diocesano, D. António Marto, contando com a presença dos bisps D. Virgilio do Nascimento, D. Agusto César, o Padre Provincial dos Carmelitas, o Reitor do Santuário e mais alguns sacerdotes. Na Diocese de Leiria-Fátima, esta capela é a primeira dedicada a estes dois videntes de Fátima. O bispo procedeu à bênção das estátuas dos dois pastorinhos, que ficaram junto ao sacrário e voltados para o altar.
D. António Marto, na sua homília, recordou a vida e mensagem dos pastorinhos. Fracisco, «o contemplativo e místico de Jesus escondido, aquele que exclamou gostar tanto de Deus», e Jacinta, «a menina da compaixão e do amor à Igreja, que oferecia os seus sacrificios pelo Santo Padre».
Exortou todos os presentes a serem adoradores e contemplativos a fim de mostrarmos ao mundo a beleza de Deus. Deixou ainda o seu emocionado testemunho do quanto os pastorinhos o ajudaram a ter uma nova visão do amor e compreensão de Deus.
Após a celebração, o P. Pedro Ferreira, em nome das Irmãs Carmelitas, agradeceu aos artistias que deram à luz estas lindas imagens de pedra branca, semelhantes às que estão presentes na Loca do Cabeço. Agradeceu também à Irmã Ângela, Vice-Postuladora para a Canonização dos Beatos, que as ofereu. Por fim, a Irmã àngela usou da palavra recordando o saudoso Beato João Paulo II que ao beatificar os pastorinhos referiu que eles eram «duas candeias no seio da Igreja e que Deus já acendeu nesta capela a eles dedicada». Referiu ainda que a Ir. Lucia, a terceira vidente, se une aos pastorinhos através do canto e do louvor das suas Irmãs Carmelitas.

 

2011-07-09

 
[Voltar às notícias]