ORAR COM OS MÍSTICOS

 

Image

No dia 14 de Dezembro, Solenidade de S. João da Cruz, a família do carmelo descalço em Portugal lançará uma nova iniciativa intitulada «Orar com os místicos». Conscientes do rico património doutrinal, espíritual e místico dos santos carmelitas, queremos partilhá-lo com um maior número de pessoas. Assim, apresentaremos diariamente uma oração ou pensamento orante dos místicos carmelitas. Umas vezes a oração será apenas do santo carmelita, outras vezes, inspirados pelos seus pensamentos orantes, nós mesmos rezaremos espontaneamente com o louvor, a petição, o agradecimento... Estas orações diárias não seguirão o ritmo da liturgia mas sempre que possível tentaremos seleccionar as orações que melhor se coadunem a cada dia ou tempo litúrgico.

Será publicada no site oficial da Ordem dos Carmelitas Descalços mas também será enviado numa newsletter a todos aqueles que a subscreverem.

Esta oferta resulta dum trabalho realizado pelas irmãs carmelitas contemplativas de todos os Carmelos de Portugal, pelos leigos carmelitas da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços, pelos Padres Carmelitas Descalços, pelas Irmãs Carmelitas Missionárias, pelas Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas e por outros cristãos que conhecem e se alimentam da espiritualidade carmelita.

Acreditamos que com este humilde contributo poderemos ajudar os cristãos a cultivar uma maior intimidade no seu trato de amizade com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O lançamento desta inicitiva em tempo de Advento e no dia da festa litúrgica do poeta e místico carmelita, S. João da Cruz, não são ocasionais. O tempo de Advento convida à interioridade, ao recolhimento, à contemplação da beleza e formosura de Deus que se espelha no mistério da incarnação que o santo do Cântico Espiritual tão bem soube glosar.

 

2011-12-10

 
[Voltar às notícias]