EXPOSIÇÃO SOBRE O LIVRO DA VIDA

 

Image

No contexto da preparação para as celebrações do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, temos vindo a realizar várias actividades de índole espiritual e cultural, a fim de divulgar o pensamento e doutrina espiritual da fundadora da Ordem dos/as Carmelitas Descalços/as.
Uma destas actividades consiste numa exposição itinerante sobre o Livro da Vida da Santa de Ávila. Esta exposição inaugurou-se em Agosto, em Avessadas, Marco de Canaveses, e lá se manteve até Outubro. Teve um elevado número de visitantes, não apenas os que estiverem no Centro de Espiritualidade ao longo desse tempo, mas também todos os que, nos domingos, no intervalo das missas, entravam nos claustros para a visitarem. Após a visita a esta exposição muitos visitantes pediam cópias de alguns dados da mesma e adquiriam o Livro da Vida, a autobiografia teresiana.
Depois, já esteve em Carregosa, Oliveira de Azeméis, durante quinze dias e que, pelo testemunho do seu pároco, o Pe Artur Pinto, foi também muito concorrida. Registe-se que o Pe Artur é um teresianista que conhece bem a Santa, pois elaborou a sua tese de mestrado sobre a «Possibilidade da Fé em Santa Teresa de Jesus», estudo publicado pelas Edições Carmelo.
De seguida foi para o Porto, Foz do Douro, onde esteve cerca de um mês; seguiu para Viana do Castelo, onde ainda se encontra mas já preparada para seguir para a Igreja do Carmo, em Braga. O Centro de Espiritualidade de Avessadas que coordena esta exposição itinerante está aberto a outros pedidos de paróquias ou comunidades religiosas.
Entretanto, já está a preparar uma exposição semelhante sobre outra obra teresiana, o «Caminha de Perfeição», que se abrirá ao público no próximo mês de Agosto em Avessadas. Esta é uma forma muito eficaz para nos abeirarmos da vida e pensamento desta doutora e mística da Igreja.

 

2012-04-24

 
[Voltar às notícias]