ENCONTRO DOS EX-ALUNOS

 

Image

A Associação dos Antigos Alunos Carmelitas Descalços (AAACD)realizou o seu encontro anual nos dias 19 e 20 de Maio, no Convento de Avessadas – Marco de Canaveses. Contou com a presença de mais de sessenta pessoas entre ex-seminaristas e respectivos familiares e amigos que começaram a chegar ao local do encontro logo pela manhã, sendo que a maioria fez a sua apresentação no princípio da tarde de sábado. De lamentar um acidente pessoal que impediu a participação do nosso colega Amândio Teixeira, um dos principais animadores e realizadores destes eventos, que devido a uma queda aparatosa foi vítima de fractura da tíbia da perna direita com o consequente internamento hospitalar e intervenção cirúrgica no Hospital de V.N. de Gaia. A este estimado colega, que tanto tem feito pela causa dos antigos alunos carmelitas, todos desejamos um rápido e eficaz restabelecimento e que possamos contar com ele em próximas actividades da nossa associação. Também, por motivos de saúde, não pôde estar presente o presidente, Padre António Fernando Sá dos Reis, a quem desejamos um franco e rápido restabelecimento.
O programa começou com uma visita às ruínas de Tongobriga, na Freguesia do Freixo- Marco de Canaveses, uma cidade romana que ao tempo teve um papel preponderante na romanização da região Norte do País. Esta visita foi acompanhada por um simpático e competente guia que explicou em pormenor a todos os presentes a história deste monumento nacional, visitado anualmente por milhares de pessoas e que face ao seu estado actual se constitui como uma das mais valiosas unidades do património arqueológico do nosso País. Os nossos agradecimentos ao colega Leonardo Queirós que organizou esta visita tão enriquecedora para todos os que, apesar do frio e de alguma chuva não quiseram desperdiçar esta oportunidade de visitar as ruínas desta urbe que marcou a nossa cultura civilizacional.
Para não fugir à tradição e ao verdadeiro espírito carmelita de partilha, o jantar-convívio realizou-se no refeitório do Convento em que todos partilharam os farnéis que cada um teve o cuidado de levar, seguindo-se um sarau, pela noite dentro, abrilhantado pelo Avelino Sousa com a sua concertina, acompanhado pelo Francisco Morais na viola braguesa.
A manhã de domingo começou logo depois do pequeno almoço com a reunião magna dos associados presentes que aprovaram, por larga maioria, a proposta de estatutos da associação, havendo a registar apenas um voto contra e uma abstenção num universo de seis dezenas de votantes. Também foi nomeada uma comissão instaladora que fica incumbida de desenvolver todo o procedimento administrativo com vista à eleição dos futuros corpos sociais da Associação dos Antigos Alunos Carmelitas Descalços (AAACD). Compõem esta comissão, o Padre Fernando Sá dos Reis, que a ela preside, o Amândio Teixeira, o Júlio Frias, o Francisco Morais, o José Pinto Monteiro, o José Cortinhas e o Augusto Pinheiro. Após esta reunião todos os participantes se deslocaram ao cemitério paroquial de Avessadas onde foi depositada uma lápide em homenagem ao saudoso Padre António Pereira, o grande impulsionador da nossa colectividade e que, durante muitos anos, presidiu à associação dos ex-alunos.
De regresso ao Convento seguiu-se a missa dominical celebrada pelo Padre Provincial, fr. Joaquim Teixeira que na sua homilia, para além de abordar o tema litúrgico da Ascensão do Senhor aos Céus, do significado desta para a humanidade falou, também, do espírito carmelita que a todos marcou a partir do momento em que entraram para esta família independentemente dos caminhos que cada um tomou, seja na vida sacerdotal ou laica mas sempre imbuídos pela matriz carmelita. Congratulou-se com a aprovação dos estatutos e lançou a todos um repto de participar cada vez mais nas acções a promover pela Ordem Carmelita Descalça.
O almoço, confeccionado e servido pelos funcionários do Convento, decorreu num ambiente fraternal com a presença do Rev. Padre Joaquim Teixeira, Provincial, e do Rev. Padre Agostinho Leal.
No final do almoço houve lugar a mais uns momentos de conversa e convívio, seguindo-se, depois de uma calorosa despedida, o regresso a casa já com a nostalgia a marcar o espírito do pessoal e com próximo encontro combinado para Viana do Castelo, a nossa casa-mãe, que nos acolherá nos dias 19 e 20 de Maio de 2013*.

Francisco Morais - Associação dos Antigos Alunos Carmelitas Descalços

* Entretanto realizar-se-á o encontro dos ex-alunos da geração de 80 no dia 30 de Junho.

 

2012-06-05

 
[Voltar às notícias]