A CAMINHO DO V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE SANTA TERESA DE JESUS

 

Image

A Ordem dos Carmelitas Descalços e muitos outros institutos religiosos de inspiração teresiana ou carmelitana estão a viver um tempo de preparação do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus que se realizará de 15 de Outubro de 2014 a 15 de Outubro de 2015.

Neste sentido, no dia 21 de Novembro de 2012 reuniram-se os responsáveis dos seguintes institutos: Ordem do Carmo, fr. Agostinho Castro e fr. Manuel Castro; Carmelitas Descalços, fr. Joaquim Teixeira e fr. Alpoim Portugal; Irmãs Teresianas, Ir. Maria Amélia Martins e Ir. Maria Hortênsia Ribeiro; Carmelitas Missionárias Teresianas, Ir. Glória Pacheco e Ir. Manoli Delgado; Carmelitas Missionárias, Ir. Glória Ribeiro; Instituição Teresiana, Anabela Rodrigues e Antonieta Vigário; e Congregação das Filhas de N. S. de Guadalupe, Ir. Guadalupe Rosales, respondendo ao convite que a Ordem dos Carmelitas Descalços fez para pensarmos juntos a preparação e celebração do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus.
O objectivo deste encontro foi sobretudo o de partilhar o que cada um dos institutos está a realizar ou pensa realizar, disponibilizar e oferecer a toda a família carmelitano-teresiana as iniciativas partilháveis, pensar e programar em conjunto a realização de alguns eventos de maior alcance.
Assim, cada instituto começou por apresentar as actividades já realizadas e programadas em ordem a esta celebração. Depois, disponibilizou-se a partilhar materiais já existentes: livros, revistas, CDs, exposições, materiais didácticos... e reencaminhar a lista dos mesmos para publicar nos sites do Centenário.
Depois, fizemos um levantamento das possíveis actividades a realizar na fase preparatória e durante o ano de 2015. Agendamos nova reunião para o dia 16 de Janeiro de 2013 e aí esperamos decidir que actividades realizar enquanto grande família carmelitano-teresiana.

As actividades que a nossa província tem pogramadas e/ou em curso para o presente ano pastoral 2012/2013 são as seguintes:

- Leitura e estudo do livro das Moradas ou Castelo Interior
- XV Jornadas de Oração, 5 a 10 de Agosto, dedicadas a esta obra teresiana
- XXX Semana de Espiritualidade, 26 a 31 de Agosto, dedicada ao estudo desta obra teresiana
- A programação do Centro de Espiritualidade de Avessadas (retiros, encontros...) inspira-se neste livro das Moradas
- Exposição itinerante sobre esta obra
- Exposição sobre o Livro das Fundações
- Edição de uma livro com todas as exposições
- Peregrinação aos principais lugares teresianos
- Nova tradução e edição do Caminho de Perfeição
- Nova edição das Obras Completas, incluindo as cartas da Santa
- A Revista de Espiritualidade tem dado e continuará a dar especial destaque a temas teresianos
- Em todas as comunidades de leigos, irmãs ou frades carmelitas há iniciativas locais para aproximar os cristãos da vida e mensagem desta santa e doutora da Igreja.

Ano Pastoral 2011/2012

- Estudo do Livro Caminho de Perfeição,
- XIV Jornadas de Oração
- XXIX Semana de Espiritualidade
- A exposição

Ano pastoral 2010/2011

- Estudo do Livro da Vida
- Edição da tese de mestrado do Pe Artur Pinto, diocesano do Porto, intitulado «A Possibilidade da Fé», baseado no Livro da Vida e Moradas
- XIII Jornadas de Oração dedicadas ao Livro da Vida
- XXVIII Semana de Espiritualidade dedicada à mesma obra
- Exposição sobre o Livro da Vida que percorrer os locais de Avessadas, Viana, Porto, Oliveira de Azemeis
- Nova tradução e edição do Livro da Vida

 

2012-11-26

 
[Voltar às notícias]