GERAL DOS CARMELITAS SAÚDA NOVO PAPA

 

Image

A nossa família carmelita de descalços, descalças e leigos dá-lhe as mais calorosas boas-vindas. Com a simplicidade que nos transmitiram os nossos padres e madres no Carmelo, abrimos-lhe a porta do nosso coração. Conte connosco, Santidade, com estes seus filhos e filhas em Cristo Jesus.
A nossa Santa Madre Teresa ensinou-nos a viver o dom da fé em comunhão com a Igreja, em espírito de obediência ao Vigário de Cristo, pondo as nossas vidas ao serviço do Reino. Isto fizemos com os seus antecessores e fá-lo-emos consigo. Conservamos ainda em nosso coração um profundo sentimento de gratidão para com o seu antecessor Bento XVI, cuja vida tanto nos ajudou a pôr os olhos em Cristo; e vivemos com serena confiança, esperança orante e emocionada satisfação, a eleição do novo papa. Em cada dia dizíamos ao Senhor: “Mostra-nos o teu eleito para dirigir a barca de Pedro neste tempo de graça”. E, agora, que o vimos, acolhemos em sua Santidade aquele que Deus nos enviou.
Obrigado de todo o coração por ter respondido sim. Imaginamos que não teria sido fácil a resposta, dadas as árduas tarefas que o esperam. Mas descobrimos em seu rosto a verdadeira humildade de quem se entrega como instrumento do Senhor, de quem confia que Ele actua, por meio das suas palavras, decisões e acções. Em sua Santidade reconhecemos, uma vez mais, a obra do Espírito, a sua força renovadora, que surpreende continuamente os seus fiéis, e, por isso, damos graças a Deus.
Santo Padre, queríamos dizer-lhe com alguma ousadia que desejamos ser seus amigos. Pretendemos que a nossa família do Carmelo seja para Sua Santidade uma nova Betânia, onde possa descansar das suas fadigas e onde, conjuntamente, possamos falar das coisas que mais amamos: do nosso amigo Jesus Cristo, da sua Igreja, dos mais carenciados do nosso tempo. O nome que escolheu anima-nos a fazê-lo: é o nome de alguém que, seguindo as pegadas de Cristo, quis ser o mais pequeno dos seus irmãos.
Seremos missionários consigo, quando se puser a caminho para anunciar o Evangelho a toda a criatura. Unir-nos-emos a Sua Santidade, sempre que proclame, com valentia e força, a paz e a justiça do Reino de Deus. E, quando surgir a cruz, ter-nos-á do seu lado para a abraçar consigo. E a seu lado estaremos também quando se retire em oração para confidenciar com o Coração de Jesus.
Colocamos o seu pontificado sob a protecção de Maria, que é para nós a “Flor do Carmelo, Vinha florida, Esplendor do Céu, Virgem fecunda, Mãe de ternura, Estrela do mar”. Que Deus o abençoe!

Roma, 13 de Março de 2013

Pelos seus filhos e filhas do Carmelo Descalço
P. Saverio Cannistrà, ocd

 

2013-03-15

 
[Voltar às notícias]