Encontro Nacional Ocds

 

Image

Nos dias 16 a 18 de Maio de 2014 realizou-se na Domus Carmeli, em Fátima, o XXI Encontro Nacional da Ordem Secular dos Carmelitas Descalços (Ocds). Estiveram cerca de 60 participantes de todas as fraternidades do Continente e Ilha da Madeira. O Encontro contou com a presença do Conselho Nacional Ocds, liderado pelo seu presidente José Manuel Couto, pelo Padre Provincial, Joaquim Teixeira, e pelo Delegado Provincial para a Ocds, Alpoim Portugal.
Tiveram um tema norteador, «Ser testemunhas da experiência de Deus», que os ajudaram a uma profunda reflexão sobre a identidade e missão do Carmelita Secular no contexto da Ordem dos Carmelitas Descalços e da Igreja. O Pe Agostinho Leal orientou esta reflexão que lançou vários desafios aos participantes que se sentiram profundamente interpelados e comprometidos com a missão pastoral de toda a Ordem na área da transmissão da espiritualidade, da pastoral com os jovens e das missões carmelitas.
O Padre Provincial irá liderar o processo de criação de grupos pastorais conjuntos para as diferentes áreas da evangelização a fim de, como família, darmos testemunho da experiência de Deus.
Neste Encontro houve ainda tempo para a apresentação do livro infanto-juvenil, «Teresa e o Castelo Escondido», da autora Ana Paula Azevedo, carmelita secular da Fraternidade do Menino Jesus, de Avessadas.
As celebrações decorreram na Domus Carmeli, na Loca do Cabeço e, no último dia, no Carmelo de S. José juntando-se assim os carmelitas seculares, os padres carmelitas e as irmãs carmelitas numa única celebração a fim de visibilizarem a unidade desta família fundada por Santa Teresa de Jesus e S. João da Cruz.

 

2014-05-20

 
[Voltar às notícias]