INAUGURAÇÃO DO CARMELO DE FÁTIMA

 

As Irmãs Carmelitas Descalças de Fátima inauguraram em ambiente de festa o seu novo Carmelo no dia 20 de Fevereiro, dia dos Beatos Francisco e Jacinta, com a Celebração Eucarística, pelas 15h30, presidida pelo Senhor D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, que na sua homilia dirigiu-se à comunidade das carmelitas como não só fazendo parte do perímetro geográfico do Santuário mas sobretudo do coração de Fátima.
A Ir. Cristina de S. José conta-nos um pouco do historial deste novo convento: «Quando pensámos fazer obras de fundo no
antigo convento de 1935, nunca imaginámos que viríamos a ter que construir um novo. Mas estava tão deteriorado e a forma de construção era tão antiga, que vários engenheiros nos garantiram que ficava muito mais caro restaurar do que fazer um novo edifício. E foi isso que fizemos. Do nosso novo Convento também faz parte uma Capela. Esta será a primeira, em Fátima, dedicada aos Pastorinhos, os Beatos Francisco e Jacinta Marto. É uma Capela querida pelo saudoso Papa João Paulo II. A Primeira Pedra veio do muro do Ano Santo de 1975, da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma e o pergaminho da Bênção está assinado pelo próprio punho do Santo Padre, em 16 de Outubro de 2003, pouco mais de um ano antes do seu falecimento. Ambas as peças estarão expostas no espaço da nossa nova Capela.
Vendemos gostosamente uma parte do nosso terreno aos nossos Padres Carmelitas Descalços, onde está agora construída a Domus Carmeli e com esse dinheiro e mais algum que a Comunidade já possuía custeámos a primeira fase da obra e o início da segunda.

 

 
[Voltar às notícias]