Família Carmelita reunida em Braga

 

Image

No dia 10 de Junho, como já vem sendo habitual nesta data, toda a família carmelita, leigos, irmãs e padres, de todas as comunidades do país rumaram à cidade de Braga para serem acolhidos pela família carmelita alargada desta cidade. As comunidades de padres, as fraternidades de carmelitas seculares, os grupos de acólitos e de jovens, os grupos de oração e muitos outros que partilha desta vida e espiritualidade constituíram um colorido de grande beleza para alegria de todos os presentes. As Irmãs Carmelitas acompanharam-nos desde os seus conventos orantes e enviaram mensagens e outros sinais da sua presença espiritual. Estiveram presentes todas as comunidades do país, excepto a do Funchal por razões obvias. Estavam mais de 400 pessoas que viveram tempos de partilha, reflexão, oração e convívio. O concerto animado pelos grupos corais de Braga, Porto e Aveiro e outros grupos de jovens deu um tom de festa a seguir ao almoço que decorreu nas instalações de Agro Longo, bem perto do convento dos padres, graciosamente cedidas pelos responsáveis deste lar de idosos.

A meio da tarde reuniram-se para a eucaristia, presidida pelo Provincial, Pe Joaquim Teixeira, que na homilia ressaltou a importância de cultivarmos cada vez mais o sentido de pertença a esta família eclesial dos carmelitas onde encontramos um tecto, uma nova casa onde nutrimos a nossa vida espiritual à volta da mesa da eucaristia e com a doutrina espiritual que recebemos dos nossos santos e fundadores que nos confirmam num estilo próprio de seguimento de Jesus e serviço a todo o povo de Deus.

Ainda houve tempo para alguns dos participantes passarem pelo Carmelo do Bom Jesus para visitarem as Irmãs Carmelitas que comungaram especialmente do ambiente de comunhão e alegria que se viveu durante todo este dia. Todos descobrimos como com um programa simples mas muito participado por todos se pode fortalecer os laços espirituais que nos fazem a todos sentir pertença da família dos carmelitas descalços em Portugal. Já cativamos a nossa agenda para o próximo ano. Um grande obrigado à comunidade de Braga que nos brindou um acolhimento de excelência e uma organização deste evento onde se cuidaram todos os pormenores.

 

2014-06-11

 
[Voltar às notícias]