Antífonas Orantes Teresianas

 

Image

No início de Fevereiro, a Comissão de Pastoral do V Centenário convocou um concurso de antífonas orantes teresianas. Toda a Ordem foi convidada a participar, bem como pessoas próximas, na composição de cantos que possam servir para a oração pessoal e de grupo, no sentido de publicar um conjunto de canções durante o Centenário teresiano.

Neste mês de junho finalizou o prazo de entrega destas canções. A convocatória teve uma resposta ampla: participaram 34 autores e grupos enviando as suas composições a partir de 16 países, de quatro continentes: desde Malásia e Ilhas Maurícias (França), Logbakro (Costa de Marfim) e Tânger, até Canadá, EUA, México, Uruguai, e Brasil, Dinamarca, Alemanha e Portugal. Até um Carmelo de República Centro-Africana, a pesar da difícil situação em que vivem, enviou uma canção. Os países com maior representação foram a Itália, com 9 participantes, Espanha com 8 e Argentina com 4. Foram recebidos 82 cantos, a maior parte deles procedentes de conventos de carmelitas descalças, alguns de carmelitas seculares, frades carmelitas, alguma de uma congregação filiada ao Carmelo, e outros autores. A temática mais frequente foi a poesia teresiana "Para Vós nasci", que em conjunto com a "Nada te perturbe" inspirou quase um quarto da totalidade das composições.
Começa o trabalho do júri para escolher as que serão publicadas, entre este abundante e diversificado conjunto de composições. Os critérios para esta seleção serão a beleza e a mensagem das composições e também a sua simplicidade que facilite a sua memorização e canto para orar.
A Comissão de Pastoral do Centenário agradece profundamente esta participação, que mostra a criatividade do Carmelo e também o seu amor a Santa Teresa de Jesus.

 

2014-07-12

 
[Voltar às notícias]