XXII Encontro Nacional OCDS (24 a 26 de abril de 2015)

 

Image

Entre os dias 24 e 26 do passado mês de abril, realizou-se o XXII Encontro Nacional do Carmelo Secular, subordinado ao tema: “Vossa sou, Senhor, para Vós nasci, que quereis fazer de mim?”.

O encontro contou com a presença de 60 membros pertencentes a 12 comunidades do Carmelo Secular, das quais 2 ainda em formação. O Encontro contou com a imprescindível colaboração do Delegado Provincial para o Carmelo Secular, P. Alpoim, bem como da já usual presença do Provincial OCD, P. Joaquim Teixeira.

Para além dos habituais meios de presença (pela oração e na Eucaristia de encerramento), as nossas Irmãs Carmelitas tiverem neste encontro uma participação muito especial, já que a Irmã Margarida do Menino Jesus (superiora do Carmelo de S. José) brindou os presentes com o seu testemunho relativo ao tema do encontro e que foi um momento alto do dia (vídeo acessível através de http://www.casadecomunhao.carmelitas.pt).

Este Encontro contou com outros momentos significativos, nomeadamente o “itinerário orante” através dos 4 graus de oração segundo Santa Teresa (Livro da Vida) e do trabalho de grupos, em que os participantes refletiram sobre as seguintes 3 questões:
1) Que consciência tenho do porquê e para quê nasci?
2) Que significado tem a minha consagração batismal?
3) Como família carmelita, a que missão me convida o Senhor?

Os participantes no encontro puderam também conhecer melhor o enquadramento histórico da Ordem Carmelita no nosso país, com a apresentação do tema “Santa Teresa e Portugal”, realizada pelo carmelita secular Carlos Margaça que é Doutor em História Moderna pela Universidade de Lisboa e é um profundo estudioso de história, com diversos trabalhos publicados.

Do programa constou também a exibição de um documentário (relativo a testemunhos sobre a vida do padre espanhol Pablo Dominguez) bem como a apresentação de um conjunto alargado de fotografias dos locais que serão visitados pelos participantes na peregrinação à Terra Santa organizada pelo Ordem Secular dos Carmelitas Descalços e que se realizará entre 9 e 16 do próximo mês de setembro.

A oração diária (de laudes, vésperas e Eucaristia, nomeadamente) teve um momento muito especial na Eucaristia de encerramento realizado no Carmelo de S. José, já que contou com a presença (física) dos 3 ramos do Carmelo (Frades, Irmãs e Seculares), Eucaristia esta que foi transmitida em direto na TVI pelas 11 horas (acessível através de http://www.carmelitas.pt).

 

2015-05-05

 
[Voltar às notícias]