OS CARMELITAS NA HISTÓRIA

 

O Instituto Histórico do Teresinanum acaba de editar, em dois volumes, o livro «O Carmelo Teresiano na História», com o subtítulo «Uma nova forma de vida contemplativa e apostólica. Apesar de ser um bom contributo para a história da Ordem, não se trata propriamente de um livro de história mas de uma análise sobre como foi considerado o Carmelo ao longo da história.
Diz o autor, P. Domingo Fernandez de Mendiola, na apresentação: «Há mais de 25 anos que iniciei este trabalho de reflexão histórica com o objectivo de seguir cronológica e sincronicamente o desenvolvimento do Carmelo Teresiano na história, segundo os documentos contemporâneos de cada momento, com o objectivo de examinar não a doutrina evangélica espiritual de Teresa, da qual é uma mestra exímia reconhecida na Igreja, mas antes o que ela chamava como a “sua obra” e a “obra de Deus”».
O livro ajuda a conhecer o nascimento e desenvolvimento do Carmelo Teresiano nos primeiros tempos e o carisma fundacional que despontou do coração de Santa Teresa de Jesus.

 

 
[Voltar às notícias]