Congresso Internacional «Os Carmelitas no Mundo Luso-Hispânico» | 19 a 22 Julho 2017

 

Image

Decorridos mais de oito séculos sobre as origens da Ordem do Carmo, e mais de quatro sobre as da Ordem dos Carmelitas Descalços, a Sociedade de Geografia de Lisboa promove a realização de um Congresso Internacional consagrado à presença e actividade dos Carmelitas no mundo luso-hispânico, sob os prismas da História, Arte e Património. O Congresso realizar-se-á nos dias 19 a 22 de Julho, procurando reunir o contributo de investigadores e interessados, em torno das seguintes áreas temáticas:
Estrutura e história institucional (reformas, separações, ordens e ramos);
Identidade: carisma, horizontes intelectuais e correntes de espiritualidade; Missões, assistência e ensino; Culto e devoções; Bens, rendimentos e impactos económicos; Confrarias; Património edificado, artes, iconologia e música; Historiografia, hagiografia e biografias; Bibliotecas, arquivos e fontes.

Convidam-se os estudiosos e interessados em participar, a enviar, até ao dia 30 de Março, para o mail do congresso: carmelitasnomundolusohispanico@hotmail.com, o tema e o respectivo resumo (máximo de duas páginas), acompanhado duma nota biográfica. Após apreciação do Conselho Científico, os autores serão devidamente notificados até ao dia 30 de Abril.
Com a finalidade de a partir deste ano os textos estarem disponibilizados em volume de provas para revisão dos autores já na data do Congresso, os textos definitivos deverão ser enviados até ao dia 20 de Junho.
São línguas oficiais do Congresso o português, espanhol, italiano, francês e inglês. O programa definitivo estará disponível a partir de 15 de Junho.
No âmbito do Congresso realizar-se-ão, entre outras iniciativas, duas exposições, uma no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e outra na Biblioteca Nacional, e visitas ao Museu Nacional de Arte Antiga e à Associação dos Arqueólogos Portugueses.
A Comissão Organizadora
Profs. Doutores Fernando e Madalena Oudinot Larcher

Conselho Científico
Consejo Científico
Conseil Scientifique
Scientific Board

Prof.Doutor Luís Aires de Barros (Presidente)
Prof.Doutor Fr.António-José de Almeida, OP
Prof.Doutor Augusto Moutinho Borges
D. António Vitalino Fernandes Dantas
Prof.Doutor Augusto Pereira Brandão
Prof.Doutor Carlos Margaça Veiga
Prof.Doutora Edite Alberto
Prof.Doutora Fernanda Guedes de Campos
Prot.Doutora Fernanda Olival
Prof.Doutor Fernando Larcher
Prof.Doutora Filomena Andrade
Prof.Doutor Hugues Didier
Investigador José João Loureiro
Prof.Doutor José Morais Arnaut
Mestre Pe Manuel Pereira Gonçalves, OFM
Prof.Doutora Manuela Mendonça
Prof.Doutora Margarida Sá Nogueira Lalande
Prof.Doutora Maria Madalena Pessôa Jorge Oudinot Larcher
Prof.Doutor Nuno Falcão
Prof.Doutora Sandra Costa Saldanha
Prof.Doutora Sandra Molina
Prof.Doutor Vitor Luís Gaspar Rodrigues
Prof.Doutor Vitor Serrão

 

2017-01-23

 
[Voltar às notícias]