PANORÁMICA DA VIDA DA ORDEM

 

No recém-realizado Definitório Extraordinario de Madagascar, o P. Geral, Luis Arostegui, apresentou uma panorámica sobre a vida da Ordem, começando por se referir às estatíticas: somos 1633 frades na Europa, 1233 na Ásia, 551 na América Latina, 349 em África e Madagascar, 174 na América do Norte e 64 no Médio Oriente; num total de 4004 frades. Quanto às Irmãs, são 426 em África, 2250 na América Latina, 1498 na Ásia, 5201 na Europa e 177 na Oceanía, num total de 10504 carmelitas descalças. Os carmelitas seculares ultrapassam os 30.000 em todo o mundo.
Apresentou, ainda, os principais acontecimentos da Ordem nos últimos anos: congresso de formadores, das missões, da liturgia... Em Janeiro de 2009, relizar-se-á o congresso de historiografía carmelitana e em Fevereiro a reunião das Federações e Associaçõees das Carmelitas da Europa e do Mediterrâneo, en Ávila.
Acontecimentos relevantes dos últimos três anos foram também o centenário da B. Isabel da Trinidade e de S. Rafael Kalinowski, as beatificações da Ir. Elías de S. Clemente, dos Mártires de Espanha, da Ir. María Josefina de Jesus Crucificado e dos pais de Santa Teresinha (a 19 de Outubro).
Registe-se as novas presenças da Ordem na Missão de Chahttisgahr, Tamilnadu (India). A Provincia de Manjummel (India) fundou um convento en Basileia, Suiça. Os carmelitas da Corea do Sul estão a preparar uma fundação na Mongólia. A Provincia de Cracóvia assumiu uma fundação em Riga, Letónia. Espera-se para breve a de Lituánia. Em mês dedicado às missões, apraz-nos registar este dinamismo missionário da nossa Ordem, mas perguntamo-nos: e para quando Angola, Moçambique, Timor Leste...?

 

2008-10-17

 
[Voltar às notícias]