III ENCONTRO DAS MISSÕES CARMELITAS

 

Nos dias 18 e 19 de Abril de 2009, na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima, realizou-se o III Encontro dos Amigos das Missões Carmelitas. Uma actividade onde participaram todos os que dão corpo aos diferentes projectos missionários em curso: apadrinhamentos de crianças de Moçambique, apoio à Missão de S. Roque, ajuda económica a outros projectos dinamizados pela Ordem dos Carmelitas Descalços. Este Encontro foi um espaço de partilha desta vida missionária que abraçamos e uma oportunidade para nos animarmos a dar o nosso melhor pela promoção da pessoa humana e pelo anúncio do Evangelho da libertação.
Teve como convidado especial o P. Jorge Amaro, Missionário da Consolata, que nos ajudou a reflectir sobre os desafios da missão nos nossos dias, à luz de S. Paulo, o grande evangelizador.


ENCONTRO IBÉRICO DOS ANIMADORES DAS MISSÕES


No dia 23 de Março, em Madrid, reuniram-se os animadores das missões carmelitas de Espanha e Portugal. Estiveram presentes os delegados de todas as províncias, excepto Catalunha. Portugal esteve representado pelo P. Joaquim Teixeira.
Pela primeira vez, nestes quatro anos que se vêm reunindo, assistiu a esta reunião um provincial, o P. Antonio Viguri, Provincial de S. Joaquim de Navarra, juntamente com o P. José Ortega de Andaluzia; Fidel Gil de Burgos; José Pérez de Aragão Valencia; Luis Hernández de Castela; Felix Escota de Navarra, além do delegado portugês.
Reflectiram sobre a animação missionária nas diferentes províncias, trocaram experiências e iniciativas, partilharam orações missionárias, panfletos, um esquema para o «Advento missionário»... Todas as provincias celebram o seu dia missionário por ocasião da novena de Nossa Senhora do Carmo ou pela Festa de Santa Teresinha. Em Portugal precisamos de nos decidir por uma destas datas. O animador das missões sugere o Domingo anterior à Festa de Nosa Senhora do Carmo.
Cada animador fez o ponto da situação da vida missionária de cada provincia. O P. Joaquim Teixeira apresentou a animação missionária realizada em Portugal, referindo o papel dos leigos na dinamização do secretariado das missões carmelitas, os apadrinhamentos, os grupos missionários de Viana do Castelo, Setubal e Aveiro, o encontro anual dos amigos das missões carmelitas, a preparação e envio de leigos carmelitas para a missão ad gentes e ainda os projectos da Provincia de fundação em Moçambique, Timor Leste e Angola, com a ajuda de outras provincias. Ao final o P. António Viguri conlcui dizendo: “Me ha gustado la reunión, he estado contento. Ha sido una reunión donde se veía que había vida y mucha ilusión por el trabajo de la animación misionera”.

 

2009-04-15

 
[Voltar às notícias]